O Budismo de Nitiren Daishonin fundamenta-se na afirmação de que todas as pessoas têm o potencial de atingir a iluminação. Esta idéia é a epítome do Budismo Mahayana, uma das duas principais divisões do Budismo. Surgiu na Índia após a morte de Sakyamuni, através de um movimento de popularização dos ensinos do Buda. Seus discípulos não se isolaram da sociedade como alguns grupos budistas anteriores. Ao invés disso, lutaram para a propagação em meio ao povo e para auxiliar as outras pessoas no caminho da iluminação. Portanto, Mahayana é caracterizado pelo espírito de benevolência e altruísmo.

O Budismo Mahayana foi introduzido na China, onde deu origem a várias seitas. Uma das mais importantes foi fundada por Tientai (538- 597), conhecida como seita Tendai. Esta ensina que o Sutra de Lótus é o mais alto de todos os sutras Mahayana e que todas as coisas, tanto animadas como inanimadas, possuem um potencial dormente para a iluminação. Esta doutrina resultou na teoria conhecida como "Itinen Sanzen". As doutrinas da seita Tendai foram mais tarde desenvolvidas e sistematizadas por Miao-lo (711-782), o nono chefe religioso da seita.

O Budismo de Tientai foi introduzido no Japão no Século IX por Dengyo Daishi que havia estudado sua doutrinas na China. Mais tarde, no século XIII, Nitiren Daishonin estudou no Monte Hiei. o centro da seita Tendai no Japão, e veio a entender que o Sutra de Lótus constitui a essência de todo o Budismo. Logo depois, começou a pregar o conteúdo do que havia descoberto.

De acordo com seu ensinamento, as funções de todo o universo estão sujeitas a um único princípio ou lei. Através da compreensão desta lei, a pessoa é capaz de libertar o potencial oculto de sua própria vida e atingir a harmonia perfeita com o seu ambiente.

Nitiren Daishonin definiu a lei universal como Nam-myoho-rengue-kyo, uma fórmula que representa o fundamento do Sutra de Lótus e é conhecida como Daimoku. Além disso, ele deu concreção à lei, inscrevendo-a num pergaminho – Gohonzon – para que as pessoas pudessem colocar a essência da sabedoria budista em prática e desta forma atingir a iluminação. No tratado intitulado "O Verdadeiro Objeto de Adoração", ele concluiu que crendo e orando Nam-myoho-rengue-kyo ao Gohonzon, que é a cristalização da lei universal, revelar-se-á a natureza de Buda inerente em todos os indivíduos.

Todos os fenômenos estão sob a infalível lei de causa e efeito. Conseqüentemente, o estado de vida de um ser – seu destino, em outras palavras é a consequência de todas as causas prévias. Através da oração do Nam-myoho-rengue-kyo, a pessoa está criando a causa suprema, que pode compensar os efeitos negativos do passado.

A iluminação não é mística nem transcendental como muitos supõem. Antes, é uma condição de máxima sabedoria, vitalidade e boa sorte, na qual o indivíduo pode moldar o seu próprio destino, encontrando plenitude nas atividades diárias e entendendo a missão de sua vida.

Texto retirados do livro "As escrituras de Nitiren Daishonin"
págs. 37 e 38 – Editora Brasil Seikyo

 

About these ads

Comentários em: "O Budismo de Nitiren Daishonin" (24)

  1. Olá! Parabéns pelo blog. Como faço para
    submeter matérias ou links?

  2. oi tudo bem … Meu gosto bsgi tempo 8anos … adora bsgi vida bem …

    bjs.

  3. maria aparecida disse:

    Olá
    Gostaria de saber se em Curitiba tem budismo Nitiren Daishonin e onde.
    Grata
    Maria Aparecida

    • leticiath disse:

      Maria Aparecida, boa noite!
      Irei me informar e te retorno assim que possível, se preferir deixe um e-mail para contato.

      Leticia

  4. quero ser um praticante budista…

    • leticiath disse:

      Luciano, boa noite!

      Me diga em que bairro está e te informo a comunidade mais próxima de sua residência.

      Att

  5. Ola boa noite! tudo bem?

    Meu nome é katryn sou chacobuco a alguns anos….
    Porem tenho um amigo…que gostaria de conhecer melhor a filosofia budista e de inicio ele pediu um site, aqui tem um resumo….Mais eu queria ir mais a fundo na religião…introdução e passo a passo para que ele possa entender…
    Se puder me ajudar eu agradeço.

    Beijos

  6. leticiath disse:

    Katryn, boa noite.
    Estarei colocando mais alguns posts que acho que poderão te ajudar.
    Fale para seu amigo sobre as maravilhas da prática da fé , o que ela lhe proporciona, faça um mini relato sobre suas próprias experiências e vitórias através da prática e o convide para a próxima reunião de palestra de sua comunidade, tenho que certeza de que ele irá gostar e além de tudo isso vc ainda pode pedir ajuda a seus veteranos de comunidade.
    Espero ter ajudado.
    Bjos

  7. Leticia! tenho algumas dúvidas.. você poderia deixar seu e-mail, para que eu possa enviar algumas perguntas? É muito importante para mim…
    beijo!

  8. Olá.
    Minha vó é budista a mais de 10 anos e no momento está me visitando aqui em Curitiba, gostaria de leva-la a alguma reunião aki, onde fica.
    Espero respostas pelo meu email.
    iselai16@hotmail.com

  9. marcos nakamura disse:

    ” Reflexão
    “O futuro começa neste instante!!!!!!
    Precisamos definir o que deve ser feito neste momento;
    E como estabelecer uma firme base
    no exato local em que estamos.
    é importante vencer aqui e agora!!!”
    (Daisaku Ikeda) ” POR QUE NA PARTE REFLEXOES,NAO APARECEM FRASES DE SAKYAMUNI O VERDADEIRO,HISTORICO E ORIGINAL BUDA?

  10. gostaria de saber de fazendo á pratica melhoramos nossa auto estima.
    obrigada

    • Ines, boa tarde!!
      Através da prática conseguimos melhorar todos os aspectos de nossa vida, pois temos o poder de extrair o grande potencial que existe dentro de nós, através da recitação do Nam-Myoho-Rengue-Kyo!!!
      Bjo

  11. Lilian Calil disse:

    GOSTEI MUITO DE SABER QUE HÁ MUITOS BUDISTAS COMO EU E QUE LUTAM RUMO AO KOSSEN RUFFU, PARABÈNS!!!

  12. Bom dia quero saber como posso. particupar das reuniao da bsgi

    • Ivando, boa noite!!
      Desculpe a demora em responder. Geralmente exitem atividades da Bsgi em todos as localidades. Nossa sede regional é no bairro da Saúde, aonde você mora??
      Posso te informar um local mais próximo da sua residência.
      Aguardo
      Abraços.

  13. Amei o vídeo, conheci o Budismo de Nitiren Daishonin em 1989 em P Alegre, todos estes anos se passaram, hoje estou tentando contato espero que me ajudem. Meu nome é Marilene

    • Marilene, boa noite! Atualmente vc reside em qual cidade? O Budismo de Nitiren Daishonim esta presente em 192 países e territórios , tenho certeza de que há algum local próximo a vc. Aguardo novo contato. Um grande beijo . Leticia

  14. Olá, também gostaria de saber se em Curitiba tem budismo Nitiren Daishonin, e onde seria.

    Obrigada

    • Patricia , bom dia !

      Em Curitiba temos uma Sede Regional na Rua Almirante Didio Costa 457. O telefone de lá é (041) 3266-0760. Espero ter ajudado e muito obrigada pelo comentário.

      Abraços

      Leticia

  15. Priscila Dantas de Lima disse:

    Oi, por favor eu preciso saber se em Santa Fé do Sul tem o Budismo Nitiren, pois minha mãe vai se mmudar para lá. obrigado.

  16. eu adorei ler a vida de nitiren daishonin !!
    estou no budismo desde 87 mas so recebi o gohonzon em 95 !!!!
    beijos !

  17. Janeth nascimento costa disse:

    Adoro falar do budismo fasso daimoko todos os dias.Quero adquirir sabedoria cada dia mais oro todos os dias pelo meu mestre sensei e sua familia obrigada por eu ter conhecido essa filosofia de vida

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 63 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: