O título do Sutra de Lótus é Myoho-rengue-kyo. Nitiren Daishonin acrescentou a palavra Nam, que significa devoção ou dedicação, consta em uma de suas escrituras: "Somente praticar os sete caracteres do Nam-myoho-rengue-kyo pode parecer limitado, mas desde que esta Lei é o mestre de todos os Budas do passado, presente e futuro, o professor de todos os bodhisattvas do universo, e o guia que capacita todos os seres humanos atingir o estado de Buda, sua prática é incomparavelmente profunda".

Em outras palavras, o título, Myoho-rengue-kyo contêm a essência dos ensinos do Sutra de Lótus na qual contém dentro de si, todos os ensinos budistas. Nas escrituras de Nitiren Daishonin consta o seguinte trecho: "dentro do título, Nam-myoho-rengue-kyo, está incluso todo o sutra que consiste em todos os oitos volumes, vinte e oito capítulos e 69.384 caracteres sem nenhuma exceção".
Assim, em poucas palavras se torna impossível estudar todos os aspectos do significado do Nam-myoho-rengue-kyo, já que como exposto acima, implicaria em explanar toda a filosofia budista. Desta forma, somente iremos destacar os pontos básicos.

Myoho é geralmente traduzido como Lei Mística. A palavra místico significa, difícil de discernir. Myo se refere a iluminação inerente e ho, a ignorância inerente. Myo representa a morte e ho, a vida. Ho, corresponde a todos os fenômenos na qual pode ser percebido pelos nossos sentidos, enquanto myo, se relaciona aos aspectos da vida que não podem ser percebidos. Por exemplo, se alguém está triste, se torna óbvio através de sua expressão facial e reações. Mas, quando está mesma pessoa se torna feliz e começa a sorrir, para onde vai a tristeza ? Não podemos dizer que a tristeza existe como antes, mas ela continua existindo em algum lugar dentro da vida desta pessoa e pode reaparecer a qualquer momento. Este é o chamado estado de "nem existência, nem não-existência", e é descrito como místico. Logo, a vida em todas as suas miríades manifestações, tanto físicas como não–físicas, é acompanhada por um contínuo ciclo de myo e ho, do latente ao manifesto, da morte para a vida.

Myo também engloba outros três significados na qual Nitiren Daishonin explica na carta "Sobre o Daimoku do Sutra de Lótus": abrir, ser dotado e perfeito, e reviver. A energia inerente da vida é a expansão. Isto é o que significa abrir. Ser dotado e perfeito significa que todo e qualquer elemento da vida apresenta esta qualidade. Por exemplo, cada gota do oceano contém as propriedades e elementos do próprio oceano. E por último, reviver, se refere a força vital de regenerar-se e recriar-se.

Myo descreve a vida em sua totalidade, embora esta seja de difícil compreensão e por esta razão é chamada mística. Ho se refere ao aspectos do indivíduo, enquanto Myo se refere ao ritmo universal da vida, na qual se harmonizam e se unificam entre si. Ho, representa os dez estados de vida, enquanto myo, o estado de Buda. Naturalmente, ambos os aspectos são inseparáveis. Esta é a razão para que uma vida baseada somente no ho, que representa a aparência externa, tende a destruição enquanto que uma vida baseada no myoho é sempre voltada para a harmonia e criatividade.

Rengue representa a flor de lótus e significa a simultaneidade da lei de causa e efeito, pois o lótus é uma das únicas espécies do reino vegetal que a flor e a semente nascem no mesmo instante. Rengue indica a simultaneidade do myo (estado de Buda) e ho (nove estados: Inferno, Fome, Animalidade, Ira, Tranquilidade, Alegria, Erudição, Absorção, Bodhissatva). Em termos de nossa prática budista, os nove estados são a causa e o estado de Buda é o efeito.
Na verdade, existem duas causas, a causa inerente e a causa externa, e dois efeitos, o efeito latente e o efeito manifesto. Todos nós apresentamos a causa inerente para a iluminação. A causa externa é o Gohonzon e nossa relação se estabelece ao recitarmos o Nam-myoho-rengue-kyo. Este ato cria o efeito manifesto do estado de Buda e com isto, surge uma tendência (efeito latente) para que possamos evidenciar o estado de buda no futuro. Mas, isto não significa que nossas ações não gerem um efeito imediato. Rengue explana a simultaneidade da lei de causa e efeito e Nitiren Daishonin escreveu:
"Para a questão, onde está exatamente o inferno ou a terra do Buda. Um sutra diz que o inferno existe abaixo de nós e outro sutra diz que o Buda está no Oeste. Entretanto, um exame minucioso revela que ambos existem dentro de nós. A razão para que eu veja desta forma, é que o inferno está no coração de um homem que despreza seu pai e desrespeita sua mãe, assim como a semente do lótus, na qual desabrocha a flor e o fruto ao mesmo tempo."

Por último, desde que a flor de lótus nasce em pântanos, rengue também representa a capacidade da própria vida em purificar-se.

Kyo significa o sutra, ensino, som ou vibração. O som nunca se interrompe, há uma reação em cadeia que se expande por todo o universo. "Kyo denota as vozes e sons de todos os seres vivos. Nos Ensinos Orais de Nitiren Daishonin consta: "a voz é uma parte essencial da prática budista". Isto é chamado kyo e as três existências da vida também são chamadas de kyo."

Assim, kyo também significa interligar, como o ato de costurar uma peça de roupa, simbolizando a continuidade ou o fluir do passado, presente e futuro. Em breves palavras, o perfeito ensino na qual explana o eterno fluir da vida.

Embora esta explanação possa ser limitada, podemos dizer que o Myoho-rengue-kyo possui uma infinita profundidade. Todos os princípios budistas, assim como a sua filosofia, emergem através de um contínuo e profundo estudo destes caracteres. Mas, como podemos usá-los em nossas vidas ? Caso o Myoho-rengue-kyo se torne uma mera teoria, se tornará inútil. Neste ponto reside o significado do Nam.

Nam é derivado da palavra Namas, que em Sanscrito, significa devoção ou saudação. Em chinês, é traduzido como kimyo. Ki, significa retornar para a imutável e verdade inabalável e myo (diferente do myo de myoho) significa ter a sabedoria para agir de acordo com as circunstâncias. Logo, Nam, incorpora o ato de devotar ou concentrar-se no ato de recitar o Nam-myoho-rengue-kyo ao Gohonzon. E nesta ação retornamos para a verdade imutável do Myoho-rengue-kyo e começamos a viver nossas existências com sabedoria, para agir da melhor forma em todas as circunstâncias da vida diária. Em suma, significa unir a vida individual com o ritmo universal. Desta forma, a felicidade não depende de nada externo a nós. Um bom emprego, casamento ou qualquer outra situação da vida pode ser tanto um fonte de alegria como de sofrimento. Esta é a razão para recitarmos o Nam-myoho-rengue-kyo: assegurar uma inabalável condição de vida.
(Por Pat Allwright – SGI-UK)

 

About these ads

Comentários em: "O significado do Nam-myoho-rengue-kyo" (58)

  1. Eu sou Budista, e moro em Curitiba! Parabéns pelo blog…

  2. Cilene Nabiça disse:

    Apesar de estar tão aquém dos conhecimentos em torno do budismo Nitiren e ser tão idissiplinada a ponto
    de ficar à deriva nos ensinamentos, percebo o quanto o Budismo Nitiren já tornou-se essencial em minha vida.NAM MYOHO RENGUE KYO

    • Eu aprendi que nada em nossa vida depende de outro alguém, que amar o proximo e repeita-lo, é principalmente não esquecer de amar a si mesmo, com toda a sua força sem pensar em aparência ou qualquer tipo de deficiência, que ninguém é melhor que ninguém que somos perfeitos como somos, e a sua ação, seu modo de vida, seus pensamentos determinarão seu futuro consequentemente define seu carater beijos Claudia Alessandra Betfuer Cirillo

  3. Cilene Nabiça disse:

    Apesar de estar tão aquém dos conhecimentos em torno do budismo Nitiren e ser tão indisciplinada a ponto
    de ficar à deriva nos ensinamentos, percebo o quanto o Budismo Nitiren já tornou-se essencial em minha vida.NAM MYOHO RENGUE KYO

  4. adilson g. oliveira disse:

    gosto de ser budista aprendi a respeitar as pessoas com o seu cada um, antes não tinha vivido uma esperiencia como essa de perceber o quanto é bom ter esse respeito assim se abre cominho para um bom diálogo nam mioho rengue kio

  5. Denise Almeida disse:

    olha pra falar a verdade não conheço muito sobre a filosofia budista,mas estou aprendendo um pouco agora,pois meu namorado pratica essa filosofia e sempre que posso vou junto a ele em reuniões e estou gostando…Por isso sempre que posivel coloque novas informações novas no site….Estou adorando essa nova filosofia

  6. very good, i should like know more.

  7. Dri, pra vc querida…bj

  8. Vamos lutar…Vamos vencer…com espirito de Yu Myo Shojim…
    Abraços…
    Anderson

  9. George Gonçalves disse:

    Adorei a exolicação do significado do NAM MYO HO RENGUE KYO.Sou budista há pouquíssimo tempo e anseava mto esclarecer minhas dúvidas.O assunto foi abordado e escrito de forma bem esclarecedora e ajudou-me a entender o sentido e significado do preciosíssimo NAM MYO HO RENGUE KYO.
    Vlw! Parabéns pelo blog.

  10. Nam-myoho-rengue-kyo MUITO BOA GOSTO DE CALMA MELHOR TENHO GANHO COISA BEM …BLZ.

    BJOS.

  11. Fernando f Lima disse:

    muito boa explicação sobre o significado do Nam
    Myoho Rengue Kio.
    Parabens,com certesa vai ajudar muito nas minhaexplic sobre o budimo para as pessoas

  12. Alex Costa disse:

    eu ainda sou chakobukoe moro no RJ e gostaria de faser novos amigos .
    bom eu to na melhor fase da minha vida e quero repassar isso com o blog nossa como sou feliz agora que conheci os ensinamentos do sensei ikeda um mega abraço e espero respostas.
    mortadela22@hotmail.com

  13. Rita de Cássia V.Galdino disse:

    iniciei o estudo sobre este budismo de Nitiren
    a pouco tempo; o que desejo agora é aprender
    pronunciar corretamente o Sutra. Um grande abraço

  14. Edgley M. Torquato disse:

    Sou budista, e me adaptei, gostei e me sinto bem sendo budista, não por conta de ser um religião que não obriga isso ou aquilo, tipo certos tipos de roupas não pode se usar ou que ser “gay” é a pior coisa do mundo, esses assuntos são discartados do budismo e por isso e por os(as) budistas serem pessoas bem animadas respeitosas etc.Acho que cada um é cada um não dvemos apontar e falar sobre a vida alheia e sim cuidarmos da nossa vida, temos que conseguir conquistar o “kossen rufu” e não é decidindo como deve ser a vida do outros e sim aceitando como eles são, e não termos guerra como o nosso mundo está tendo…Até à próxima!
    Nam-Myoho-Renge-Kyo

  15. eu,queria ser budista pq minha amiga é buda
    mas é pena ki eu sou católica

    • Adeilton disse:

      lohanny se voçê se sente bem em ser catolica otimo pelo menos tem uma religiao, eu nao tinha nada na minha vida espiritual e pessoal minha mae é budista e eu nao queria saber de nada e de uma hora pra outra resolvi aceita o budismo na minha vida hoje sou feliz fasso as coisa com muita disposiçao e alegria e estou conhecendo mais e cada dia mais o budismo.Eu pessoalmente acho que voçe deve dar uma chance e conhecer o budismo por que?
      Se o catolicismo, for realmente seu destino nao será budismo nem outras religioes que ira impedir isso

    • Diane Sibele disse:

      Nasci no budismo minha familia praticam a mto tempo, eu nao largo esta religiao por nada, sou mto feliz, feliz mesmo, da uma chance vc nao vai se arrepender, … bjos abraço

    • Uma coisa não elimina a outra. Vc pode ser católica e praticar os ensinamentos budistas, a n˜åo ser que sua igreja não permita que vc conheça outras filosofias espíritas. Abs

  16. Nossa voces estão de parabenspela excelente explicaçãoda frase “Nam-myoho-rengue-kyo”.
    Muito exclarecedor. Estou vivendo e convivendo com todo esse ambiente budista, por que minha namorada é busta.
    Estou adorando ler, estudar e refletir e principalmente tentando colocar em pratica todos os ensinamntos de Nitiren Daishonin.

    Nam-myoho-rengue-kyo para todos!!!!

  17. Eu não sou budista, mas me fascino pelos ensinamentos e o modo de pensar. Parabéns pela matéria.

  18. Carolina Raposo Tavares disse:

    Olá,
    Sou budista há 29 anos, e me sinto muito felis em praticar o Nam Myoho rengue kyo em minha vida.
    Vamos propagar essa lei tão maravilhosa com nossos amigos.
    Estou procurando uma flor de lotus para tintar uma tela. Porisso passei por aqui.
    Beijos
    Boa Sorte a todos.

  19. Fatima Frutuoso disse:

    Participei de algumas reuniões mas ainda não sabia o significado desse
    mantra. Achei muito interessante a explicação e acho que independente
    de qualquer religião pode-se sim recita-lo. Tudo que contribui para o
    bem ( nosso e de toda a humanidade) é muito bem vindo !
    Parabéns pela matéria.

    • Obrigada pela visita, em breve estarei postando novas matérias. Espero que muito em breve vc possa fazer parte dessa nossa maravilhosa família chamada Soka Gakkai.

    • silmara bueno disse:

      parabens pela resposta, depois de comecei a recitar o mantra muitas coisas mudaram em minha vida.

  20. EStou a procura de me encontrar em alguma religião, pois não sei porque mais as vezes desanimo, tenho uma filha Altista é muito estressante o dia a dia, quero fé, adquirir fé pois preciso muito e muito urgente de fé,

  21. Francisca, boa noite.
    Fico muito feliz em poder te incentivar com um seguinte ensinamento budista que diz:
    “Independentemente de quais sejam os desafios que enfrentamos na vida, conseguiremos certamente vencer no final por meio fé que tem o poder de transformar o veneno em remédio.”
    Não desanime jamais, se tiver interesse em conhecer a nossa filosofia me informe em que bairro e cidade está e te informo a sede mais próxima de sua residência.
    Um grande abraço
    Leticia

    • parabens shubutyo moacir, vitória es forte abraço !!

    • celso vieira disse:

      Leticia, de que forma tenho que fazer o mantra, duração,e em que horário?
      Se durante o dia, me movimentando,posso fazer?E enquanto faço a oração,em que devo
      pensar? O que tenho que mentalizar?.
      E o mais importante, como se exercita a fé. Ando muito sem energia.
      Obrigado de coração

      • Celso, bom dia!! A recitação do Nam-Myoho-Rengue-Kyo pode ser realizada em qualquer hora e lugar, quanto a duração da recitação do mantra não existem regras especificas, afinal o que importa é o coração.
        Enquanto faz a oração pode mentalizar seu grande objetivo, pois com a prática correta não existem orações sem resposta. A fé se exercita no seu esforço em desafiar o desanimo, afinal essa sua falta de energia nada mais é do que uma força negativa(maldade) tentando te desviar do caminho para a felicidade total, felicidade essa que não é abalada por nada nem por ninguém.
        Você já é praticante a quanto tempo?? Esta frequentando as atividades em qual localidade??
        Espero ter ajudado.
        Um grande abraço.
        lETICIA

  22. Parabéns pela explanação , tbém sou budista ,fico feliz em pertencer a familia soka ,procurando uma flor de lotus para tatuar , acabei encontrando esta matéria .

  23. flavia RM Arujá disse:

    Brilhe como o sol e a flor de lótus. Existe algo que supere o brilho do sol e da lua?Há algo que supere a pureza da flor de lótus? O sutra de lótus é o sol , e a lua, a flor de lótus .Por isso é chamado de Sutra de Lótus da Lei Maravilhosa (MYOHO-RENGUE-KYO ). Nitiren, também, é como o sol, a lua e a flor de lótus. (escritos, v.3, p.96). felicidades e boa sorte , recite Nam myo ho rengue kyo .

  24. Irlando Ferreira disse:

    Muito obrigado por esta partilha…

  25. leila iannie pires disse:

    leila pires do rj, sou budista a 35 anos , tenho 47 anos , praticante assídua e ainda tenho muito a aprender mas o que aprendi é que eu mando na minha vida e transformo o meu destino e eu quero que todos tenham a felicidade absoluta como eu tenho através do budismo nitiren beijos .

  26. regina celia de carvalho silva disse:

    estou no budismo há cinco anos e já superei muitos desafios em minha vida através da oração e da fé no Gohonzon. Os infortúnios são trampolins para a felicidade, eta foi s primira frase que ouvi na primeira reunião que eu fui. Que bom eu ter a oportunidade de ser budista.

  27. antonio marcos toledo disse:

    o Budismo é a unica via em que não precisamos ficar dependendo de milagres e outros meios para crescer, não discrimina ninguém e mostra como ser uma pessoa melhor, eu tenho profundo sentimento possuo Butsudan mas não pratico ,pois não tenho disciplina p/ este fim mas admiro muito os Budistas e a filosofia…..

    • Antonio, boa noite!!
      Muito obrigada pelo comentário…. espero verdadeiramente que vc possa muto em breve retornar as atividades da bsgi, e a realizar a prática da fé …. afinal nossa prática transcende não só a nossa existência atual, mas as existências passadas e também as futuras.
      Faça a diferença, no local em que se encontra agora. Um futuro de vitórias certamente o aguarda.

      Um grande abraço.

  28. concordo com vcs,tenha fé no budismo,pois ele ensina que tudo na vida é feita de conquistas.quando vc lança um objetivo ele é conquistado,desde que vc possa agir,tenho 2 anos de pratica e tenho 16 anos,assim,quando é feriado aproveito o meu dia pra desafiar 10 horas de daimoku,porque quem tem objetivo grande faz horas e horas de daimoku.sou um guerreiro da paz mundial,e sinto orgulho de ser um vencedor e conquistador

    • celso vieira disse:

      Gustavo,quando você fala em 10 horas de Daimoku,seria 10 hs falando NAM MIOHO RENGUE KIO???. E como seria ,direto sem parar ?
      Enquanto fala, você mentaliza tudo o que almeja?? Seria isso??
      obrigado

  29. celsu vieira disse:

    Leticiath, agradeço a gentileza. já estou “botando em prática”, a recitação. tenho feito, sempre que posso, durante o dia, trabalhando, caminhando pelas ruas, tomando banho, ao dormir, ao acordar, enfim o dia inteiro.
    Quanto à sua pergunta, não sou praticante, sou iniciante, de pesquisar na internet, e de ouvir na rádio Mundial, as 6as feiras, as 05:00hs da manhã. O que você sugere, onde devo ir, e o que devo ler??
    Há , me explique se possível, à respeito do GOHONZON e família SOKA GAKKAI.??!!!
    E onde você frequenta??
    O templo Budista no bairro da Liberdade, é acessível, pode entrar qquer pessoa???
    desculpe um monte de perguntas, mas parece que você é uma “Expert”, no assunto.
    um abraço e obrigado

    • Celso,boa noite! Desculpe a demora, o mais importante vc já esta realizando, a recitação do nam- myoho- rengue- kyo. Existem vários locais aonde as atividades da sokka gakkai são realizadas. Me diga aonde vc mora e eu te indico um local próximo a vc. Seria muito importante vc freqüentar as atividades de nossa organização para poder tirar suas duvidas e aprender sobre essa maravilhosa filosofia de vida. Aguardo seu próximo comentário. Espero ter ajudado. Leticiath

  30. celso vieira disse:

    Leticiah,boa noite.
    Moro na vila prudente .parece que existe um templo aqui no bairro.mas não sei se é o certo. você conhece????
    Mahikari,tem haver com o budismo???
    beijos .
    obrigadíssimo

    • Celso, bom dia !! Na Vila Prudente temos uma sede localizada na rua Marcelo Muller 434. Esse fim de semana teremos uma atividade no sábado as 19:00 na Av. Afonso Mariano Fagundes 80 – proximo ao metro Saúde . Se tiver interesse em participar estaremos na sala renascença. Abraços

  31. Excelente matéria. Gostaria de saber onde ´frenquentar, moro em Taguatinda Distrito Federa- Brasília

    • Silvania, bom dia!!

      Obrigada pelo comentário . No Distrito Federal temos um centro cultural , peço que entre em contato no telefone (061) 3443-5456 e se informe sobre a sede regional mais próxima de sua residência. Um grande beijo e boas festas.

      Leticia

  32. Gostaria de saber , em Parapuã cidade interior de São Paulo onde tem sede cultural do budismo mais proxíma.

    • Shirley, bom dia !!

      Próximo a sua cidade temos três sedes regionais .

      Araçatuba – Rua Almirante Barroso 128 (18) 3622-2948

      Pereira Barreto – Rua Luiza Canevari 861 (18) 3704-1867

      Presidente Prudente – Rua Daniel Martins 1131 (18) 3222-9395

      Espero ter ajudado

      Abraços

      Leticia

  33. olá letícia,explique ,se possível, qual a diferença do BUDISMO PRIMORDIAL HBS,o que venha ser??porque existe um templo ,próximo ao meu trabalho ,na vila mariana,mas gostaria de saber se é o budismo correto.
    obrigado
    abraço
    celso

    • Celsu, boa noite!! Desculpe a demora!! Não entendi muito bem a sua pergunta, pode explica-lá melhor?? Abraços

  34. Gosto muito do Budismo apesar de ser iniciante. Mas acredito que seja muito importante as pessoas terem sempre em mente que não é necessário se “filiar”, ser budista não pode ser um rótulo, se fechar. Frequentar templos do Soka Gakkai não deve significar uma “devoção”, uma obrigatoriedade pela fidelidade ou ficar “preso” a todos os conceitos.
    Acredito ser fundamental incorporar os ensinamentos budistas sem, em nenhum momento, ferir os princípios pessoais com um ensinamento qualquer em específico que não concorde integralmente, caso contrário perde-se a essência desta fascinante filosofia e acaba virando uma “religião” com certa doutrina, como a católica ou evangélica.
    O Budismo prega também a liberdade, sugere que as pessoas sejam livres respeitando todas as características de cada um, sem impor um vínculo necessariamente.
    Abraços

  35. Passei por aqui pois estou pesquisando, além do significado da frase deste post, sobre a seita SOKA GAKKAI, e encontrei algumas denúncias como a do link abaixo.
    Comecei a frequentar e gostei muito da reunião, por isso é sempre bom tomar conhecimento sobre tudo que envolve o local onde está frequentando, e principalmente se está gostando.
    Sei que há muitas seitas orientais doutrinadoras mas também sei que há boatos demais. Então, se alguém tiver informações a respeito, agradeço muito! Abraços

    Link: http://seitabsgi.blogspot.com.br/2010/02/mais-definicoes-do-que-e-soka-gakkai.html

  36. luis augusto disse:

    Ola estou atraz do mantra completo se tiverem alguma dica de onde eu procurar eu agradeço,,,,,abraço

  37. pratico o budismo de nitiren daishonim á 27 anos, amo praticar esta filosofia, que é a minha vida, tenho conquistado muitas vitorias, é algo que jamais presenciei dentro da católica a qual, um dia fui praticante.
    Dentro do budismo aprendi a lei de ”causa e efeito” que é um principio muito importante dentro da vida do ser humano. Basta vc ver suas ações e vc verá o resultado de suas ações. ”POSITIVAS OU NEGATIVAS”.

  38. claudio de assis disse:

    gosto muito do budismo, frequento a Seiho-No-ie e estamos ligados nos objetivos e os pensamentos são os mesmos!!!

  39. Gostei muito das explicações, é sempre bom ter alguém a auxiliar as pessoas, na vida encontramos só críticas, moro no costa e silva em Joinville existe algum templo aqui perto? Alguém saberia dizer?

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 60 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: