(3) Prática da fé para vencer as dificuldades

A vida é uma sucessão de sofrimentos. Transformar todo o sofrimento em alegria, viver com dignidade e satisfação – isso vem a ser o estado de Buda, uma condição de vida permeada pelas quatro nobres virtudes de eternidade, felicidade, identidade própria e pureza.

Antes de fugirmos daquilo que se encontra diante de nós, temos de entrar em ação. Devemos dar o primeiro passo, avançar com paciência e perseverança.  A fé é a máquina que nos possibilita perseverarmos na vida até o fim. O Budismo ensina que ‘ desejos mundanos são iluminação’. Por meio da fé podemos viver de forma a transformar tudo o que é negativo em algo positivo. Transformamos nossos problemas em felicidade, o sofrimento em alegria, a ansiedade em esperança e a preocupação em tranqüilidade. Jamais chegaremos num muro que não poderemos ultrapassar.

Ao invés de encolher-se de medo ou ficar preocupado, mãos a obra. É dessa forma que os problemas são resolvidos. Se um incêndio está iniciando, apaguem-no em vez de perderem tempo tentando saber o que fazer. Se o prédio já foi queimado, usem o tempo que passariam lamentando por isso e reconstruam-no. Ação, ação e mais ação. É melhor agirmos do que não fazer nada. A ação faz as coisas acontecerem.

BS 18/09/2010

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s