BSGI

A Associação Brasil Soka Gakkai Internacional (BSGI), representante da SGI no Brasil, foi fundada em 1960 por Daisaku Ikeda. Nesses anos de existência, tem promovido exposições, intercâmbios com universidades e museus entre outras atividades nas áreas da educação e cultura.

Desde 1991, a BSGI proporciona a aproximação da Universidade Soka, do Japão, com instituições educacionais do país com o objetivo de estimular o intercâmbio acadêmico entre os alunos. Além disso, contribuiu com doações de livros a universidades brasileiras, encontros de reitores e acadêmicos e com o desenvolvimento de pesquisas ecológicas voltadas para a preservação do meio ambiente. Outro exemplo de sua atuação voltada à melhoria da educação é a implantação do projeto "Makiguti em Ação", tendo como base a teoria educacional de Tsunesaburo Makiguti de que a criança deve ser feliz enquanto estuda. Numa parceria da sociedade com a escola e a família em instituições públicas de São Paulo, o projeto tem alcançado resultados extremamente positivos.

No campo das artes, a BSGI foi a principal responsável pela mostra "Eternos Tesouros do Japão", realizada em 1990 no Museu de Artes de São Paulo (MASP), que atraiu um público de mais de cinquenta mil pessoas. Também realizou a exposição "Diálogos com a Natureza Fotografias de Daisaku Ikeda", que reuniu mais de vinte mil pessoas. Em 1992, organizou a "Exposição sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento", apresentada como parte integrante do calendário oficial da Rio 92. Cerca de 360 mil pessoas visitaram a mostra. Por sua vez, a exposição "Desenhos das Crianças do Brasil e do Mundo", uma obra conjunta das organizações SGI, vem percorrendo várias cidades brasileiras com mais de 3,8 milhões de visitantes.

No âmbito individual, a BSGI promove atividades entre seus associados para trocar conhecimentos, inclusive com visitas familiares, objetivando um mútuo incentivo para que cada um possa vencer suas circunstâncias diárias. Essas atividades ocorrem nos núcleos de bairros e também nos grupos e departamentos das Coordenadorias Educacional e Cultural.

    Texto retirado do site da BSGI. Direitos Reservados